A ortopedia funcional dos maxilares é a área da odontologia que visa tratar desequilíbrios entre os dentes, ossos maxilares e musculatura orofacial. É um tratamento não invasivo que pode ser realizado em tenra idade, assim que o problema for diagnosticado.
O correto crescimento dos ossos maxilares e o bom posicionamento dos dentes são diretamente influenciados pelas funções mastigatória, respiratória, de fonação e de deglutição. Os aparelhos utilizados são removíveis ou, eventualmente, fixos. São individualizados de acordo com cada caso e funcionam estimulando nervos sensoriais da boca, promovendo mudanças posturais da mandíbula e da musculatura, ajudando na eliminação de maus hábitos e interferências que prejudicam o desenvolvimento harmonioso dos ossos da face e o posicionamento dos dentes.
A ortopedia funcional dos maxilares é um tratamento preventivo que é capaz de evitar e diminuir a complexidade de tratamentos ortodônticos no futuro bem como contribuir para a estabilidade dos resultados.